O Procon Contagem, órgão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, sinaliza os principais cuidados que os consumidores devem ter para evitar transtornos e aproveitar melhor os momentos de lazer. Confira as dicas que o Procon separou para você se divertir com tranquilidade em uma viagem com sua família nessas férias:
· O estabelecimento hoteleiro tem o dever de informar claramente seus produtos e serviços, preços e, eventualmente, riscos que apresentem como, por exemplo: informar a profundidade da piscina, a voltagem da rede elétrica, serviços e pacotes com preços diferenciados.
· Caso você tenha saído do hotel e percebido que deixou algum pertence, informe o ocorrido à recepção. Ao informa uma perda, descreva a aparência do que foi deixado para trás, pois todas as informações que possa ajudar a identificar o objeto são essenciais.
· A responsabilidade dos estabelecimentos de hospedagem é direta e objetiva. Isso significa que quando o consumidor se sente lesado por uma situação, não é preciso comprovar a culpa do fornecedor. A legislação considera que a culpa é presumida, portanto é preciso demonstrar apenas a relação de causalidade entre o dado sofrido e a ação que o provocou. Em termos jurídicos, essa relação é chamada de ‘nexo causal’;
· Os estabelecimentos de hospedagem são responsáveis pelos furtos e roubos que ocorram dentro do local, seja por empregados ou por pessoas circulando nas dependências do hotel;
· Para evitar problemas, procure deixar dinheiro, jóias, cheques e objetos mais valiosos no cofre do estabelecimento;
· Nas contratações feitas pela internet ou por telefone, o consumidor tem até 7 dias para exercer o seu direito de arrependimento e cancelar a hospedagem sem ônus.
O Procon Contagem está localizado na av. José Faria da Rocha, 1016, Eldorado. Horário de funcionamento: 8h às 16h Telefones: 151 / 3398-3434 / 3392-7328